Na Austrália da década de 1970, um cachorro conquistou a simpatia de operários de uma empresa prospectora de minério de ferro; a história marcou tanto a vida dos moradores de Dampier, que acabou repercutindo em todo o país; em 2001, o escritor britânico Louis Bernières publicou um livro contando a história que ficou conhecida como "Cão Vermelho".
Inicialmente chamado de Tally Ho, passou a atender pelo nome de Cão Vermelho, devido à poeira proveniente da extração de minério de ferro na região de Pilbara, o oeste da Austrália. Apesar de haver essa versão, a própria pelagem do cachorro, já avermelhada é genuína de sua raça, que no caso dele, era um cruzamento de kelpie australiano com Cão Boiadeiro.
| O ator norte-americano, Josh Lucas, viveu o personagem fictício John Grant, inspirado em John Stazzonelli, com quem o Cão Vermelho mais se afeiçoou - Foto: Divulgação. |
Dez anos depois, um longa-metragem foi produzido para contar a história do cachorro, adaptado a partir do romance de Bernières; antes dele, outras duas autoras, já haviam publicado obras literárias sobre o Cão Vermelho, como Nancy Gillespie, também com o título de "Red Dog" (1983) e Bervely Duckett, que escreveu "Red Dog - The Pilbara Wanderer" (1993).
Aclamado pela crítica, foi premiado como melhor filme pela AACTA - Academia Australiana de Artes Cinematográfica e Televisivas; além de ainda, o prêmio Coleira de Ouro para Koko, o cachorro de raça similar que interpretou o Cão Vermelho na produção lançada em agosto de 2011. O prêmio é concedido pelo site americano Dog News Daily.
A história da trama se inicia, nos instantes finais de vida do Cão Vermelho, já sob cuidados veterinários, devido a um possível envenenamento, estava com sua morte dada como certa. Thomas, um forasteiro recém-chegado à localidade trazendo uma carga em seu caminhão, começa a tomar conhecimento das histórias do cachorro, por meio de seus moradores.
Todos tinham algum relato a contar sobre o que passaram ao lado dele, desde que chegou a Dampier em 1971, até a véspera de sua morte, em novembro de 1979. Mas foi após a chegada de John, que o Cão Vermelho enfim, escolheu um tutor para ele, já que muitos tentaram sem sucesso, adotar o cachorro.
John sofre um acidente de moto e morre, deixando o Cão Vermelho, órfão novamente. Ele passou a ser cuidado por todos do lugar, principalmente pela noiva de John, Nancy, que chegou a se desentender com os proprietários do imóvel em que morava, por causa do cachorro.
Conhecido pela lealdade peculiar de sua raça, ficou aguardando seu tutor voltar para casa, por cerca de uma semana, já que todos haviam se esquecido dele, devido ao luto e eventos fúnebres do sepultamento de John; depois disso, o Cão Vermelho passou a procura-lo pelos lugares onde ele costumava ir; até enfim, compreender que não mais o veria de novo.
O clímax retratado no filme, se dá na atitude do cachorro, que mesmo doente, e já nos instantes finais de vida, foi sozinho até o cemitério onde seu falecido tutor foi sepultado e morreu ao lado de seu túmulo.
Na atualidade, uma estátua do Cão Vermelho, se encontra instalada na entrada da cidade, dando boas vindas aos visitantes. As histórias sobre o cachorro verdadeiro portanto, não são fidelizadas nos romances e tampouco na produção de cinema, inspirada numa dessas publicações literárias, que contudo, é digno de nota, principalmente para os cinófilos - pessoas que amam cães.
Comentários
Postar um comentário