Pular para o conteúdo principal

Cão Vermelho

Na Austrália da década de 1970, um cachorro conquistou a simpatia de operários de uma empresa prospectora de minério de ferro; a história marcou tanto a vida dos moradores de Dampier, que acabou repercutindo em todo o país; em 2001, o escritor britânico Louis Bernières publicou um livro contando a história que ficou conhecida como "Cão Vermelho".

Inicialmente chamado de Tally Ho, passou a atender pelo nome de Cão Vermelho, devido à poeira proveniente da extração de minério de ferro na região de Pilbara, o oeste da Austrália. Apesar de haver essa versão, a própria pelagem do cachorro, já avermelhada é genuína de sua raça, que no caso dele, era um cruzamento de kelpie australiano com Cão Boiadeiro.

O ator norte-americano, Josh Lucas, viveu o personagem fictício John Grant, inspirado em John Stazzonelli, com quem o Cão Vermelho mais se afeiçoou - Foto: Divulgação.

Dez anos depois, um longa-metragem foi produzido para contar a história do cachorro, adaptado a partir do romance de Bernières; antes dele, outras duas autoras, já haviam publicado obras literárias sobre o Cão Vermelho, como Nancy Gillespie, também com o título de "Red Dog" (1983) e Bervely Duckett, que escreveu "Red Dog - The Pilbara Wanderer" (1993).

Aclamado pela crítica, foi premiado como melhor filme pela AACTA - Academia Australiana de Artes Cinematográfica e Televisivas; além de ainda, o prêmio Coleira de Ouro para Koko, o cachorro de raça similar que interpretou o Cão Vermelho na produção lançada em agosto de 2011. O prêmio é concedido pelo site americano Dog News Daily.

A história da trama se inicia, nos instantes finais de vida do Cão Vermelho, já sob cuidados veterinários, devido a um possível envenenamento, estava com sua morte dada como certa. Thomas, um forasteiro recém-chegado à localidade trazendo uma carga em seu caminhão, começa a tomar conhecimento das histórias do cachorro, por meio de seus moradores.

Todos tinham algum relato a contar sobre o que passaram ao lado dele, desde que chegou a Dampier em 1971, até a véspera de sua morte, em novembro de 1979. Mas foi após a chegada de John, que o Cão Vermelho enfim, escolheu um tutor para ele, já que muitos tentaram sem sucesso, adotar o cachorro. 

John sofre um acidente de moto e morre, deixando o Cão Vermelho, órfão novamente. Ele passou a ser cuidado por todos do lugar, principalmente pela noiva de John, Nancy, que chegou a se desentender com os proprietários do imóvel em que morava, por causa do cachorro. 

Conhecido pela lealdade peculiar de sua raça, ficou aguardando seu tutor voltar para casa, por cerca de uma semana, já que todos haviam se esquecido dele, devido ao luto e eventos fúnebres do sepultamento de John; depois disso, o Cão Vermelho passou a procura-lo pelos lugares onde ele costumava ir; até enfim, compreender que não mais o veria de novo. 

O clímax retratado no filme, se dá na atitude do cachorro, que mesmo doente, e já nos instantes finais de vida, foi sozinho até o cemitério onde seu falecido tutor foi sepultado e morreu ao lado de seu túmulo.

Na atualidade, uma estátua do Cão Vermelho, se encontra instalada na entrada da cidade, dando boas vindas aos visitantes. As histórias sobre o cachorro verdadeiro portanto, não são fidelizadas nos romances e tampouco na produção de cinema, inspirada numa dessas publicações literárias, que contudo, é digno de nota, principalmente para os cinófilos - pessoas que amam cães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio Verde moderna

 Dando seqüência ao último post, em comemoração ao aniversário de 164 anos de Rio Verde, no próximo dia 05 de agosto, vamos iniciar de onde paramos: a década de 1960, quando relatei que a cidade enfim, inebriava-se num breve período onde a dupla Mauro Borges (governador do Estado) e Paulo Campos (prefeito), inaugurava uma fase onde o centro de Rio Verde passava por sua modernização.   Ruas de terra ou calçadas com paralelepípedo em basalto davam lugar ao asfalto. O paralelepípedo teve uma outra destinação, e foi usado como guias de sarjetas das novas ruas recém-pavimentadas.  Os postes que sustentavam a rede de energia elétrica de aroeira, deram lugar a modernos postes de concreto e uma iluminação pública mais potente ganhava as ruas da cidade. Tudo da energia provida de Cachoeira Dourada.  Conta-se que a primeira rua a ser pavimentada foi a Rua João Belo, (atualmente, Rua São Sebastião no centro antigo de Rio Verde). E o asfalto ficou tão bom, que a n...

Captação do rio Verdinho ou esperar a seca

 Há aproximadamente 18 anos, fala-se em um projeto para se captar água do rio Verdinho (curso d'água que cruza o município, mas que fica distante do perímetro urbano, cerca de 16 Km). E o problema é exatamente esse: não há sequer um projeto, tudo não passa apenas de um discurso político que atravessou mandatos e os anos.  Agora com a crise hídrica que atinge sobretudo o estado e a cidade de São Paulo, mas que também ronda a capital goiana e que não é uma probabilidade tão remota assim, de vir a acontecer também em Rio Verde, a proposta novamente ganha o ar da graça dos políticos locais.  A cidade atualmente é abastecida unicamente pelo ribeirão Abóboras, contudo, cerca de 50% de sua vazão é captada pela unidade industrial da BRF, que possui sua planta industrial instalada há aproximadamente 15 anos no município. Por conta disso, o abastecimento de água na cidade ficou comprometido, já que só metade do que o ribeirão pode oferecer é disponibilizado para a cidade....

OVNIs ou 'DROVNIs'?

Recentemente, o mundo presenciou o que para muitos, pudesse se tratar do avistamento de Objetos Voadores Não Identificados, mais conhecidos por sua abreviatura OVNI; ou UFO, em seu acrônimo no idioma inglês; os avistamentos puderam ser mais presenciados no estado norte-americano de Nova Jersey, e ao contrário de outros aparecimentos do tipo, de quase dois anos atrás, estes trazem alguns elementos novos. Diferente dos avistamentos de fevereiro de 2023, os OVNIs que surgiram em dezembro de 2024, demonstram ter luminosidade própria assemelhados a orbes. Outra característica, são os movimentos incomuns desses objetos que podem variar de velocidade em questão de poucos segundos, seja acelerando ou arrefecendo seu ritmo.  Supostos OVNIs gravados em vídeo no estado de Nova Jersey (EUA) em dezembro de 2024 - Foto: @_bucky/ Tik Tok/ Daily Mail. No entanto, poucos se arriscam a dizer com certeza, o quê, realmente se trata os objetos voadores, vistos no nordeste dos Estados Unidos; mas muitos...